Jesus como Educador

FAÇA UMA MUDANÇA VISÍVEL

sábado, 2 de outubro de 2010

Professor Amauri Ramos Cardoso


Aberto, comunicativo e entusiasta com a causa da fraternidade, o engenheiro agrônomo Amauri Ramos Cardoso licenciou-se em biologia para ser professor. Em 2004, iniciou uma experiência original numa escola do município de São Roque (SP), onde por muitos anos lecionou. "Queria contribuir para acabar com a violência em que muitos dos meus alunos se envolviam" - explica.
Foi assim que surgiu o "Projeto de Educação para a Paz". Amauri começou, então, a usar parte das aulas de vá-rias disciplinas para propor aos alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental o uso do "Dado do Amor". Trata-se de um dado, no qual em cada face está escrita uma frase a ser colocada em prática: "Amar a todos"; "Ser o primeiro a amar"; "Reconhecer o valor do outro"; "Amar o inimigo"; "Colocar-se no lugar do outro"; "Amar-se reciprocamente".
Os resultados desse projeto não tardaram a aparecer. Hoje, Amauri o está aplicando em 15 escolas municipais de São Roque. Recentemente, a adesão também de uma escola em Vargem Grande Paulista (SP) levou a Delegacia Regional de Ensino a considerar essa experiência aplicável em toda a sua jurisdição.

Por: Helena Montenegro

Revista Cidade Nova - Edição de outubro de 2010

Um comentário:

Flávio Nunes. disse...

Olá Mauro,
Obrigado por compartilhar aqui no Blog esta experiência extraordinária que o Amauri vem empreendendo em sala de aula!
Tenha um ótimo Domingo!
Abração,
Flávio Nunes.