Jesus como Educador

FAÇA UMA MUDANÇA VISÍVEL

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

EDUCAÇÃO PARA A PAZ

O fortalecimento de valores, como a solidariedade, a tolerância, a ética, é fundamental para a educação e o desenvolvimento integral, em todas as suas dimensões, de crianças e jovens. E as artes são uma plataforma privilegiada para a difusão e consolidação desses valores. Este é o foco do Projeto “SOLIDARIEDARTE: Educação, arte e cultura, transformando a comunidade”, em curso no município de Igarassu (PE). Este é um dos três projetos em desenvolvimento em Pernambuco, como parte do Segundo Ciclo do Programa pela Educação Integral, do Fundo Juntos pela Educação.

O Projeto SOLIDARIEDARTE resulta da parceria entre Aldeias Infantis SOS de Igarassu, União dos Meninos e Meninas de Igarassu, Escola Santa Maria, Sociedade Movimento dos Focolares e Escola Municipal “João de Queiroz Galvão”.

São oferecidas, para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, oficinas e várias atividades artísticas, de letramento e educação ambiental. Ecologia Lúdica, com a confecção em material reciclado de maquetes dos edifícios históricos de Igarassu, e Música Orgânica, também com princípios ambientais, são duas dessas ações. Orquestra e rádio escolar estão em curso na Escola Santa Maria, que foi fundamental na inclusão da educação para a paz no currículo das escolas de Igarassu, desde 2002.

O Programa pela Educação Integral visa a formação de redes locais de ensino e aprendizagem, constituídas por escolas públicas, organizações sociais, Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e outros ativos comunitários. O propósito dessas redes é oferecer educação integral para crianças e adolescentes de territórios considerados de vulnerabilidade social.

Educação integral significando o desenvolvimento do ser humano em todas as suas dimensões, o que apenas é possível com uma perspectiva intersetorial, com vários parceiros atuando em rede. O Programa pela Educação Integral é uma iniciativa do Fundo Juntos pela Educação, constituído em 2004 pelo Instituto Arcor Brasil, Instituto C&A e Vitae.

Os outros dois projetos do Segundo Ciclo do Programa pela Educação Integral em curso na Região Metropolitana de Recife são “Brincando com os sons”, em Olinda, e “Construindo saberes e direitos através da educação integral”, em Recife. Outros quatro projetos são apoiados pelo Fundo Juntos pela Educação, como parte do Segundo Ciclo do Programa pela Educação Integral, na Região Metropolitana de Fortaleza.

Nenhum comentário: