Jesus como Educador

FAÇA UMA MUDANÇA VISÍVEL

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Lar da Criança adota projeto Pedagogia do Amor Trabalho desenvolvido no Lar da Criança Maria João de Deus - Piauí

O Lar da Criança Maria João de Deus experimenta uma nova fase. À frente da instituição, Maria do Socorro Solano informa que começou a trabalhar, aos poucos, junto com os servidores a Pedagogia do Amor e há seis meses, colocou o projeto em plena execução com as crianças. “Neste semestre exploramos o tema Dado do Amor, em que cada mês trabalhamos uma frase relacionada ao tema e neste sábado (17), no Clube dos Economiários, na Cacimba Velha, encerramos a primeira etapa do projeto”, informa, esclarecendo que neste mês de dezembro, o projeto deu ênfase à frase “Amar a todos”.
Socorro diz que serão realizadas atividades durante todo o dia, com apresentações de tudo que foi realizado no semestre, com as atividades desenvolvidas com as frases de cada mês e relatos de experiências de como o projeto foi aplicado no dia a dia de cada um.
A segunda etapa iniciará em março e terá como tema “Educação e Vida”. “Esse é o tema que discutimos em seminário na cidade de Roma, Itália, com a participação de 116 pessoas de 41 países diferentes. No momento, a equipe está empenhada na elaboração e dinamização do projeto para o Lar da Criança.
Socorro diz que antes mesmo da implantação do Projeto Pedagogia do Amor, ela já vinha aplicando as linhas gerais do programa com os funcionários, procurando observar os talentos e potencialidades de cada um, escutando o que eles tinham a dizer e o resultado foi surpreendente. “Aplicamos na forma de administrar e houve uma valorização dos profissionais, que se tornaram mais empenhados e compromissados, com boa autoestima”, diz, enfatizando que eles perceberam a importância e o seu papel essencial de ser referência positiva para crianças que estão afastadas de suas famílias por algum problema. “Houve uma valorização do serviço público”, diz.
Com a efetivação do Projeto Pedagogia do Amor com as crianças, a proposta é melhorar a convivência, pois elas vieram de famílias diferentes. Então é preciso trabalhar valores, como a valorização, o respeito um pelo outro na resolução de conflitos e divergências. “A finalidade é formar cidadãos que venham a fazer diferença”, diz Socorro Solano, destacando que é preciso trabalhar as diferenças com amor e harmonia.
Socorro diz que o trabalho desenvolvido no Lar da Criança Maria João de Deus, que atende atualmente 67 crianças, foi destaque na revista Cidade Nova, uma publicação nacional.

Nenhum comentário: